quarta-feira, 3 de março de 2010

Organizando guardanapos, panos de prato e afins




Que tal organizar seus guardanapos e panos de prato?

Pra começar, reserve um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos.
Na mesa, dê preferência ao jogo americano ou toalhas de plástico.

Panos de prato
Em uma gaveta, coloque panos de prato de preferência enroladinhos e em pé. Se quiser mantê-los dobradinhos, utilize um gabarito de dobrar camiseta para manter o mesmo tamanho, otimizando o espaço.
Se não tiver gaveta, que tal utilizar uma caixa como a da foto acima? Fica um charme!!!
Aqui em casa eu tenho duas gavetas: uma para "acomodar" os panos de prato do dia-a-dia e outra com aqueles mais trabalhados, que acabo usando para enfeitar a cozinha aos fds e ocasiões especiais.

Guardanapos
Guarde na gaveta os guardanapos de papel e pano, porta-guardanapos, argolas de guardanapos, paliteiros, descansa-talheres etc (eu separo naquelas cestinhas de plástico que encontramos nas lojas de 1,99).

Demais itens
Na gaveta, organize os jogos americanos e as toalhas de mesa. Se preferir, utilize aqueles saquinhos de TNT que usamos para guardar roupas de inverno (isso facilitará a retirada dos jogos/panos/toalhas da gaveta sem gerar bagunça).

Como lavar os panos de prato:
Separe um balde somente para isso. Coloque mais da metade do balde de água. Acrescente sabão em pó e um pouquinho de água sanitária. Eu espero acumular um bom tanto de pano de prato e de limpar fogão pra fazer isso (economia, minha gente!). Deixe-os de molho por um dia. Depois, coloque-os para ferver na água limpa com um pouco de vinagre. Em seguida, coloque-os para lavar na máquina (a sujeira vai sair com mto mais facilidade).
Se quiser, pode utilizar Vanish (propaganda rs) em pó na água quente (quantidade suficiente para cobrir os panos) e deixe de molho por no máximo 3 horas. Coloque na máquina e lave-os normalmente (de preferência separados das roupas).

2 comentários:

Adicione o seu tempero!