terça-feira, 9 de agosto de 2011

EU ESCOLHO!

Um dia antes de realizar a prova, Charlie, Eleonora e Thiago puderam escolher o prato a ser preparado e listar todos os ingredientes que iam precisar. Sem sustos, sem surpresas – diferente de todos os desafios enfrentados até hoje no Super Chef.

Os participantes sabem que têm 50 minutos para fazer prato principal e sobremesa em três porções.

Na banca de jurados estavam a chef Ludmilla Soeiro, o consagrado chef Alessandro Segato e o ator Luigi Baricelli.





Charlie foi considerado ousado por querer preparar carne de jacaré guarnecida de uma combinação de temperos, ervilhas frescas, bacon em cubos e cogumelos shimeji; para sobremesa: creme de chocolate com avelãs e frutas silvestres. Além da carne exótica, ele pediu pimentões, cebolas charlotte (aquelas pequeninas), tomilho, salsa, manjericão e pimenta dedo de moça para temperar, ovos e farinha de rosca para empanar o jacaré. O doce leva erva doce, pinólis (grão italiano), amoras, framboesa, cardamomo, açúcar de confeiteiro, creme de leite, chocolate e creme de avelã. Ele utiliza um sifão de chantilly para fazer o creme.







Eleonora decidiu fazer uma massa fresca de espinafre, recheada com alcachofra e queijo de cabra, para acompanhar filés de lombo de cordeiro. Os ingredientes são: ovos caipiras, farinha de semolina, fundo de alcachofra, parmesão ralado, mostarda di Cremona (uma espécie de conserva artesanal de frutas imersas em xarope de água e açúcar com mostarda em pó ou óleo essencial), queijo de cabra, berinjela, beterraba e vinho do Porto para o molho. A sobremesa era Crumble de maçã.





As raízes nordestinas inspiraram Thiago na escolha dos pratos, que os nomeou como: Abebé de Oxum nas mãos de Yemanjá (moqueca de tilápia com camarão e vieiras) e Cartola Nordestina Brulée. Os temperos do prato são: leite de coco, coentro, açafrão, pimentas de cheiro, cebola, tomate e pimentão. Para fazer a Cartola, Thiago usou bananas prata, melaço de cana, limão siciliano, queijo coalho, açúcar mascavo e sorvete de canela (que não foi feito por ele).

Charlie começou pela carne de jacaré, limpando e cortando. Ele também agilizou o creme de chocolate com avelã, para levá-lo à geladeira.

Eleonora decidiu fazer o molho da carne e a sobremesa simultaneamente.

Thiago começou pelo molho da moqueca e papelotes de tilápia (que levou ao forno), limpando os camarões em seguida.

A preocupação com organização e limpeza foi mais um item para pontuar. Os dois homens foram os primeiros a finalizar os pratos – faltando ainda 10 minutos para acabar o tempo da prova. O nervosismo atrapalhou Eleonora, que deixou queimar o Crumble de maçã e perdeu o ponto do molho da carne. Faltando apenas quatro minutos, ela começou a fritar os filés de cordeiro.

Charlie, muito aflito com o desespero da amiga, tentou apoiá-la com palavras, já que não pode interferir: “Força, ‘Leo’, força! Você consegue! Não desiste!”. Ela não conseguiu montar os pratos totalmente quando o tempo terminou, e fez sua apresentação em lágrimas. “Isso não é meu. Eu não sou isso”, disse emocionada.

A chef Ludmilla Soeiro, o chef Alessandro Segato e o ator Luigi Baricelli avaliaram individualmente cada prato e sobremesa. Na hora de dar as notas, os três justificaram a pontuação e falaram sobre o que comeram. “Eleonora, fiquei tão na torcida para você terminar a prova. Teve um momento sentimental que foi bacana. A gente vê que você ama o que faz. É com o erro que se aprende. Minha nota para você é 7”, fala Luigi. Para Charlie e Thiago, o ator dá nota 8 e 9, respectivamente.

Ludmilla não foi tão complacente na sua avaliação: “Charlie, você fez jacaré, que é uma carne difícil e gordurosa. Além de ter gosto de peixe, ficou duro e seco. A combinação até estava harmônica, mas faltou algo a mais, como um caldinho. Não gostei da mousse de chocolate com avelã. Sua nota é 6”, afirma. Thiago recebeu nota 8 de Ludmilla e Eleonora também ficou com 6.

A nota final ficou nas mãos do chef Alessandro. “Dos três participantes, Thiago foi quem conseguiu transmitir sua idéia para o prato. Estava gostoso e era também o mais perfumado e com ótimas texturas. Não entendi o porquê do papel alumínio. Podia ter substituído por algo que dá para comer. Além disso, procure fazer um trabalho mais limpo. Minha nota para você é 8”. Por fim, Eleonora e Charlie receberam nota 7.

3 comentários:

  1. eles foram bem exigentes nas notas hein.. hehehe

    amei aqui, espero sua visitinha de volta, bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindas ideias de culinária!!! Continue assim inspirando com seus trabalhos!!artesanatoinfo

    ResponderExcluir
  3. Awesome blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
    I'm planning to start my own website soon but I'm a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like Wordpress or
    go for a paid option? There are so many choices out
    there that I'm completely overwhelmed .. Any tips? Appreciate it!

    my webpage; how to get pregnant fast

    ResponderExcluir

Adicione o seu tempero!