quarta-feira, 28 de abril de 2010

Petit Suisse

Vc tb adooooraaaaaaaaaa um "docinho de criança"? Então que tal a (genérica rs) receita daquela delícia que vem num potinho vermelho e fica guardado na geladeira??? Deu água na boca? Então chega de passar vontade e 'bora' fazer:




Petit Suisse

Ingredientes
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite com soro
01 pcotinho de suco em pó de morango
01 potinho de iogurte natural (de preferência com consistência firme)

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o iogurte. Com o liquidificador em movimento, vá despejando o suco em pó aos poucos até que a massa crie uma consistência mais durinha (ps: não a muito dura, procure deixar igual ao original.

Bata por alguns minutos. Separe em potinhos e coloque na geladeira. Deixe por, pelo menos, uma hora e pronto, delicie-se!!!


Metendo o bedelho:
Eu prefiro colocar meia latinha de leite condensado, pois acho que uma fica MUITO doce. Quem preferir, use a lata de leite condensado e adicione OU duas latas de creme de leite OU dois potinhos de iogurte natural ;)


PS: a foto não ficou mto boa (estava num ambiente com pouca luz), MAS ACREDITEM: fica igual tanto no sabor, qto no gosto e qto na consistência!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aproveitando a delícia do post anterior...




A doceira Juliana Motter, chef-pâtissière do ateliê Maria Brigadeiro (http://www.mariabrigadeiro.com.br) está lançando "O Livro do Brigadeiro" (tô doida pra comprar!!!), onde, além de contar a história do brigadeiro e dar dicas de ingredientes, ela mostra como fazer tanto o brigadeiro tradicional como outras sobremesas que utilizam este doce genuinamente brasileiro.

Que tal fazer uma delas?



Bolo brigadeiro

Rende: 8 porções

Ingredientes

:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
:: 2 xícaras (chá) de açúcar
:: 1 xícara (chá) de chocolate em pó
:: 1 colher (sopa) de fermento em pó
:: 1 pitada de sal
:: 3 ovos
:: 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
:: 1 xícara (chá) de água fervente

Ingredientes da cobertura

:: 2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
:: raspas de chocolate (para confeitar)
:: 1 lata de creme de leite

Modo de fazer

Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.

*
Brigadeiro tradicional

Rende: 30 brigadeiros

Ingredientes

:: 1 lata de leite condensado
:: 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)
:: 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
:: raspas de chocolate para confeitar

Modo de fazer

Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.



Se animou? Corra, menina, e garanta o seu:

"O Livro do Brigadeiro"
Autora: Juliana Motter
Editora: Panda Books
Páginas: 96
Quanto: R$ 29,52
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha (http://livraria.folha.com.br/catalogo/1144559/o-livro-do-brigadeiro)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Brigadeiro de Pistache

Sabe aqueles deliciosos docinhos que costumam ser servidos em festas de crianças?!? Isso, meninas: brigadeiros!!! Agora eles deixaram de ser apenas "docinhos de festas" e, com uma "cara nova" mas sem abandonar a tradicional receita, estão ganhando cada vez mais espaço.



A A Sweet Dreams (http://www.sweetdreams.com.br) foi criada em 2008 e se dedica a fazer os brigadeiros mais especiais do Rio de Janeiro. Além de manter as receitas tradicionais deste docinho genuinamente brasileiro, a Sweet Dreams está constantemente desenvolvendo receitas exclusivas e decorações especiais, pesquisando novos sabores e criando embalagens sofisticadas. Tudo deliciosamente irresistível!



Formada pelas primas Laila e Eugênia Caminha, a Sweet Dreams está presente nos momentos mais doces da sua vida!

Laila é formada em gastronomia e continuou seus estudos de pâtisserie em Paris na prestigiada Ecole Lenôtre, onde também fez cursos com chef patissier Pierre Hermé. Na Inglaterra especializou-se em decorações de açúcar com os professores Alan Dunn e Debbie Brown. De volta ao Rio de Janeiro passou pelas confeitarias do Hotel Sheraton, Garcia & Rodrigues, Bistro Mac e da chef Flávia Quaresma. Além de tudo isso, Laila é uma FOFA! Ela respondeu meu e-mail com tanta atenção e carinho que a primeira coisa que farei qdo for ao Rio será passar lá pra dar um abraço e conferir esse sucesso todo de perto!!!

Eugênia é advogada, formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e encontrou nos brigadeiros a sua verdadeira vocação.

Catalina Baeza é a talentosa designer por trás da marca Sweet Dreams. Formada em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em Gestão do Design, ela entendeu desde o começo o conceito da marca e desenvolveu uma identidade que reflete a delícia de se trabalhar com brigadeiros.

Opções é o que não falta: há brigadeiros belgas, ao leite e amargo, envoltos em chocolate granulado Callebaut (hummmmm); brigadeiros belgas com praliné de avelãs e granulado belga; brigadeiro branco caramelado com krispies de chocolate; brigadeiro de chocolate belga com recheio crocante; brigadeiro de colher (amooooo muiiitooo)e muiiiiiiiiitossss outros tipos. Ainda há caixinhas de presente maravilhosas!!!



Quem quiser conferir as delícias, basta fazer uma encomenda por telefone (21-7635-3951) ou e-mail (sweetdreamsbrigadeiros@gmail.com). Infelizmente esses maravilhosos docinhos são para quem tem o privilégio de morar no Rio de Janeiro, mas a Laila disse que já estão pensando em ampliar e mandar para outros estados. Estou aqui torcendo, e vcs?

Agora, se vc não consegue esperar até amanhã para comer os brigadeiros encomendados, que tal fazer uma receita de Brigadeiro de Pistache que a Laila forneceu para o site IG? Simplesmente magnífico!!!



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de pistache sem casca e sem sal
1 xícara de lascas de pistache ou em pequenos pedaços para enrolar
Forminhas de papel nº 4

Modo de Preparo:
Em um processador, triture o pistache até obter uma farinha fina. Em uma panela média, coloque o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo mexendo sem parar, de preferência com uma espátula de silicone resistente ao calor. Cozinhe até que o brigadeiro comece a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo, junte a farinha de pistache e misture bem. Coloque o brigadeiro em um prato untado e deixe esfriar completamente.

Com as mãos untadas com manteiga e com a ajuda de uma colher de chá, pegue quantidades iguais de brigadeiro e forme bolinhas. Coloque-as em um recipiente com o pistache em lascas. Depois de fazer todas as bolinhas, enrole-as no pistache e coloque-as nas forminhas de papel.