segunda-feira, 19 de julho de 2010

Torta de morango com ganache de chocolate



Época de morangos e mil receitas pra fazer. Escolhi a que mais estava me chamando a atenção, mas como estava sem muitos ovos em casa e sem forminha individual (estou renovando tudo na cozinha, pessoal... isso leva tempo!), tive que adaptar rs

Torta de morango com ganache de chocolate
adaptada do bloghttp://technicolorkitchen.blogspot.com/

- xícara medidora de 240ml

Recheio:
400g de morangos, sem os cabinhos e cortados em 4 no sentido do comprimento
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir; mais açúcar pode ser necessário dependendo do quão doce os morangos estiverem
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca (se vc não tiver, pode colocar a essência)
suco de ½ laranja pequena (eu não tinha, então não coloquei)
suco de ½ limão

Massa de açúcar mascavo:
50g de manteiga sem sal, amolecida
50g de açúcar mascavo
1 ovo
1 xícara (140g) de farinha de trigo

Ganache
150 g de chocolate meio amargo (pode usar o ao leite, caso goste de mais doce)
1/2 caixinha de creme de leite



Prepare a massa: bata a manteiga e o açúcar mascavo na batedeira por 5 minutos ou até obter um creme claro. Junte o ovo e bata para incorporar. Junte a farinha, bata só até misturar, e então vire a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada, forme um disco com ela, embrulha em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas (eu estava com MUITA pressa - precisava levar sobremesa no jantar na casa da minha sogra - deixei 1 hora e ficou muito boa).

Enquanto isso, coloque os morangos numa panela de fundo grosso. Junte o açúcar, as sementinhas de baunilha ou a essência), os sucos de laranja e limão e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe ferver, deixe no fogo médio e cozinhe por 5-8 minutos ou até os morangos ficarem macios e o líquido reduzir. Deixe esfriar e então leve à geladeira.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter a espessura de 2mm. Use a massa para forrar dez forminhas redondas fundas (6,5x3,5cm) untadas com manteiga (ou uma forma com o fundo móvel). Apare as sobras, fure a massa com um garfo e leve à geladeira por 30 minutos (deixei apenas 15... pressa, mta pressa). Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte em dez quadrados (caso for fazer forminha individuais... senão, corte um quadrado grande); coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Asse por 10 minutos, retire o papel alumínio e asse por mais 10 ou até que dourem e fiquem crocantes. Deixe esfriar por 5 minutos e então desenforme com cuidado. Com o auxílio de um garfo para remover a maior parte do líquido, recheie as bases com a geléia de morango.

Agora, a cobertura: derreta o chocolate em banho maria ou no microoondas (mais ou menos 1 minuto em potência alta) e adicione o creme de leite. Mexa e voilá, está pronto!
* como o recheio é bem úmido, monte as tortinhas o mais próximo à hora de servir possível, pois o suco da geléia pode amolecer a base

Rend.: 10 porções

Delicie-se!

4 comentários:

  1. Ai que delícia, adoro essa combinação de chocolate e morangos!!!!!
    bjs....

    ResponderExcluir
  2. olhaaaaa...ótima receita heimmm...
    Vou te seguir...se quiser de uma passadinha no mueu blog e seguir tem uma receita dessas também...

    té mais
    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A apresentação não tá bonita não, nem tá com cara de gostosa.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas! Realmente estava uma delícia! Nada mehor que morangos com chocolate, han?

    Qto à apresentação... realmente não ficou bonita, Anônimo. Como eu disse acima, estou renovando a cozinha e tive que improvisar formas (trabalho com venda de doces individuais, justamnete por não me adaptar com essas formas grandes) e a massa foi feita grossa e "rústica" propositalmente, tendo em vista ser esse o gosto do meu marido. Eu sempre cozinho para os outros e o pedido desta vez veio da pessoa que mais amo... então eu fiz do jeitinho que ele pediu. Na próxima eu te mando um pedaço! E se vc quiser dar dicas de receitas gostosas e apresentação bonita, este tb é o propósito do blog: compartilhar conhecimentos ;)

    Beijosss

    ResponderExcluir

Adicione o seu tempero!