segunda-feira, 4 de abril de 2011

Segunda Sem Carne - Apoie essa idéia!!!

Lançado nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.

O “Monday” é uma brincadeira que pega carona com a idéia universal que segunda é aquele dia que as pessoas escolhem para começar uma mudança, como um regime ou começar a fazer exercícios.

A idéia, que surgiu como uma medida norteamericana para racionar água e alimentos durante os períodos de guerra, foi relançada em 2003, como parte de um programa de saúde pública, dessa vez com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares.

No entanto, a campanha ganhou mais atenção após a divulgação de pesquisas que apontavam dados alarmantes sobre a indústria de carne no país. Para meio quilo de bife, por exemplo, são utilizados de 1.800 a 2.500 galões de água, enquanto que, para a mesma quantidade de queijo tofu, feito de soja, são consumidos 220 galões. Ainda, de acordo com o Fundo para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO), essa indústria é responsável por um quinto das emissões de gás carbônico na atmosfera, sendo que só a pecuária emite mais de 17% dos gases de efeito estufa. Além disso, atualmente, os animais de abate consomem mais da metade da produção mundial de alimentos.

Além disso, o excesso do consumo de carne pode aumentar a incidência de câncer, enquanto dietas ricas em frutas e verduras reduzem o risco de problemas cardiovasculares e diabetes. “Isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover a saúde melhor, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do ativismo comunitário e político.”

Segundo a campanha “Segunda sem carne”, se a população total dos Estados Unidos não comesse carne às segundas, a redução das emissões seria equivalente a que ocorreria se todas as pessoas do país trocassem seus veículos comuns por um carro ultra-eficiente energeticamente, como o híbrido Toyota Prius. A quantidade de água economizada seria suficiente para que cada pessoa enchesse sua banheira aproximadamente 20 vezes por ano, e se evitaria o consumo de 12 bilhões de galões de gasolina. Já imaginou como estes números poderiam aumentar se todo o mundo participasse desta iniciativa?

Diminuir o consumo de carne resulta na redução de desperdício de água, desmatamento, desertificação e extinção de espécies e por isso a iniciativa se transformou em um movimento global, que atualmente tem campanhas específicas espalhadas pelos cinco continentes. Na Inglaterra há o Meat-free Monday, o Brasil tem o Segunda Sem Carne, e Un Jour Végétarien par Semaine (Um dia vegetariano por semana) é o projeto francês.

“Muitos de nós nos sentimos impotentes diante dos desafios ambientais, e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável…Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adotar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo“, disse McCartney no site oficial da campanha.


O vídeo

“Os desafios que o mundo enfrenta são variados e complexos. Os recursos mundiais estão se esgotando, os ecossistemas se deterioram, o sistema financeiro cambaleia e muitas pessoas vivem em condições de pobreza. Diante destes desafios, o que cada um pode fazer pelo planeta?”, destaca o vídeo de apresentação da campanha. (http://www.youtube.com/watch?v=bpnKeYmR1NM).

A resposta vem em seguida: “A produção de carne é extremamente ineficiente, o que ameaça os recursos naturais e a saúde pública, e aumenta a emissão de gases do efeito estufa que estão acelerando o aquecimento global. Não pedimos que você se torne vegetariano nem se transforme em defensor dos direitos dos animais, mas apenas assuma o compromisso de não comer carne uma vez por semana. Nenhum outra ação é tão simples e poderosa para ajudar o planeta”.

Para participar da campanha, evite comer carne às segundas, e escolha receitas vegetarianas (que estarão por aqui todas as segundas) para substituí-la.

Faça a sua parte, fale para seus amigos, divulgue !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione o seu tempero!