terça-feira, 26 de julho de 2011

Give me 5!

 Give me 5 é um jogo inspirado num desafio do TV Show MasterChef USA. Só que no show chama-se 'Mystery Box' e são mais de 5 itens.

O jogo funciona assim: Eu vou no perfil (facebook) de alguém e peço 5 ingredientes, diferentes entre si e não é válido escolher temperos, condimentos, sal, açúcar e água. A partir da escolha, eu tento criar algo com os ingredientes em questão.

E nada mais justo pra começar o jogo se não a Vanzita. E, no caso dela, os ingredientes foram: sorvete, morangos, rum, manjericão e erva-doce.

Então! No caso ela escolheu dois temperos, mas é perdoável por dois motivos;
Primeiro porque ela é a (minha) Vanzita. Pode tudo comigo! :P
Segundo porque ela sabia que a combinação seria desafiadora e ficaria perfeita! E ficou!

Antes de começar a explicação, tenho que dizer o seguinte;
Pra mim, cozinhar não é um ato mecânico. Não é apenas juntar ingredientes e formar algo. Não é quimica. Não é fisica. Não é matemática.
Cozinhar, pra mim, é tudo isto e muito mais. É estudar cada ingrediente. Experimentar. Degustar cada um. 'Conversar' com cada ingrediente. Sim! Eu falo com minha comida, mesmo ela estando viva! o.0
É pura paixão que corre em minhas veias. Não me importo em ser 'Chef'! Não me importo se for passar o resto da vida lavando pratos. Eu sei que gastronomia corre em minhas veias, isto me basta.
Tendo explicado isto, vou dizer uma coisa; ANARQUIA!
Destruir para REconstruir com dignidade! Confuso até agora? Acompanhe o procedimento.


Sorvete de morangos ao Rum

Ingredientes:

300 gramas de sorvete sabor baunilha ou creme
100 gramas de morangos
uma dose de Rum
3 colheres (sopa) de açúcar
um punhado de manjericão fresco
um ramo (pequeno) de erva-doce (para decorar)

Preparação:

Geléia de morangos;

Reserve alguns morangos pra decoração.
Vou descrever a maneira que eu preparei e, na sequência, uma alternativa.
Coloquei os morangos picados, Rum, açúcar e o manjericão picado num saco e fechei à vácuo com uma máquina própria. Usei um forno com vapor (steam) a 350°C por 3 minutos para fazer a geléia.

Pode utilizar uma panela pra fazer, porém, é bom acrescentar água e, em fogo brando, reduzir até que chegue ao ponto de calda.

Deixe esfriar bem até temperatura ambiente. Se preferir, acelere o processo de resfriamento utilizando uma bacia com gelo.

Re-construção;

Reserve parte da calda pra decoração.
Numa vasilha misture a geléia com o sorvete até que fique homogêneo. Não deixe que o sorvete derreta por completo. Apesar do sorvete voltar à sua forma solida, quanto menos derreter, mais irá manter o sabor.

Coloque a mistura em forminhas (ou copinhos) de sua preferência e leve ao congelador.

Após ter voltado à textura de sorvete, desenforme e decore com morangos, calda e erva-doce.


Algumas explicações finais:

O que fiz foi uma Anarquia com os ingredientes! Eu destrui e re-construi. Por que? Porque eu nunca opto pelo óbvio. Não estou dizendo que o óbvio é uma opção fora do 'baralho', apenas existem outras opções.

Com estes ingredientes, poderia ter feito o óbvio. Morangos, açucar, manjericão e erva-doce. Faria um caramelo e no fim o rum pra flambar. Mas, como o desafio não impõe regras em relação à técnica e/ou tempo, resolvi re-inventar o sorvete. Seria algo do tipo: "sorvete de morangos ao Rum com manjericão".
 Optei por usar a erva-doce apenas como decoração pra que não 'matasse' o sutil sabor do manjericão.

Outra opção que pensei, foi fazer uma espuma com os morangos e o manjericão, mas meu Sifão pifou e fiquei sem esta alternativa. Mas, nem seria viável, pois quem aqui tem um Sifão culinário em casa? :P

Por fim, a foto! Percebam que até levo jeito pra cozinhar, mas sou péssimo fotografo. Tanto que percebam que o sorvete começou a derreter, uma pelo calor que faz aqui, outra pela demora em obter uma foto MENOS ruim. :P

That's All, folks!
 See you in the next challenge!


Ao som de Angela Aki - Tegami

2 comentários:

  1. Tekito, já falei pelo face e agora direi aqui: AMEI! Fiquei lambendo a tela por horas e sonhando com o gosto desta anarquia de ingredientes. É como se, pela foto, eu pudesse sentir o frescor do sabor, a leveza do aroma e a suavidade da textura!!! Este fds ficarei em casa e já estou à procura de raminho de erva doce e manjericão fresquinho! Estou planejando perder um tempinho tb para divulgar nosso cantinho e assim começarmos, finalmente, o nosso projeto gastronômico. É isso aí, sempre aprendendo contigo :))) Amo de paixão!!!

    ResponderExcluir
  2. estava vendo todos seus pratos, hummmm mas me deu uma baita fomeee, depois o sorvete nossa! estou babando aqui de vontade de saborear, faz um tempinho que nao vou a um bom restaurante, saudades de Campos do Jordão lá eu encontro pratos assim bem eleborados!

    deve ser uma delicia esses pratos!

    bjus e carinhos,

    fatti

    ResponderExcluir

Adicione o seu tempero!