sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Antepasto de berinjela




Um quilo de berinjela na geladeira a ponto de estragar (comprei pq estava R$ 0,35 o kg e pretendia fazer uma lasanha, massss não sai pra comprar os demias ingredientes). Solução? Antepasto de berinjela!!!
Eu nunca tinha feito e na verdade eu não sei se ficou bom pq eu não provei (sim, minha gente, qdo eu não gosto de um alimento até posso fazer, mas provar já é demais) e pq não costumo usar esse ingrediente em minhas receitas, mas confiarei na aprovação do meu amor.
Quer arriscar fazer a mesma receita?

Ingredientes:
01 quilo de berinjela
01 cebola picadinha
03 dentes de alho amassados ou em lascas
01 xícara de azeite
Castanha do caju qb
Sal qb
Orégano qb
Salsa desidratada qb
Pimenta calabresa moída (ou em “lasquinhas”)
Folhas de manjericão qb
½ xícara de vinagre
Castanha do caju qb

Modo de preparo:
Lave bem as berinjelas e seque-as. Corte-as em cubinhos e coloque para cozinhar (isso,com casca e tudo) em uma panela com água, sal e folhas de manjericão. Deixe cozinhando por uns 15 minutos (ou melhor, até ela ficar mais molinha e escura). Se tiver dificuldade em “afogar” (manter os cubinhos submersos) a berinjela, basta colocar uma tampa menor que a tampa verdadeira da panela com um peso por cima. Escorra e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e frite o alho e a cebola. Adicione a berinjela e tempere com orégano, salsa desidratada e pimenta calabresa. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e vá adicionando o vinagre aos poucos. Adicione a castanho do caju (eu escolhi aquela picadinha, de colocar em sorvete, sabe?). Depois de esfriar, guarde em geladeira e deixe curtindo, de preferência, por 2 dias ou mais.
Sirva gelado. Pra quem gosta, é ótimo com torradinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione o seu tempero!