sábado, 20 de fevereiro de 2010

A refrescância da hortelã

Estava pensando em uma salada refrescante que usasse hortelã (ADORO! Comprei um pacotinho pra fazer um molhinho – receita em breve – e veio MUITA, estava com medo que estragasse) pra fazer nesse dia quente qdo lembrei que tinha trigo no armário e pensei: nada melhor que um Tabule!
Segue a receita:



TABULE (SALADA ÁRABE)

100 gr de trigo
02 limões
Ramos de hortelã a gosto
Azeite a gosto
Sal agosto
01 pepino (no caso, usei o pepino japonês)
½ cebola picadinha

Modo de preparo:
Coloque o trigo de molho em água fria por 02 horas, escorra-o e passe-o para uma saladeira (ou qualquer outro recipiente que desejar). DICA: se vc preferir, pode escorrer o trigo com as mãos. Basta ir pegando em punhadinhos e “espremendo-o” e qdo notar que não está mais escorrendo água dele, coloque-o na saladeira.
Pique a cebola bem picadinha, a hortelã bem fininha e o pepino bem pequenininho. Misture-os ao trigo, tempere com sal, suco dos limões e azeite.
Deixe em local fresco para que possa pegar o sabor. Decore com hortelã.

OBS: pode colocar tomate picadinho tb – aliás, quase td mundo coloca. Eu que não sou mto fã pois, como faço uma quantidade grande para poder comer em outra refeição, acaba ficando "aguado" demais. Se gostar, pode colocar cheiro verde e pimenta do reino.

Uma pitada de conhecimento:
NOME CIENTÍFICO
Mentha sativa

PROPRIEDADES
A hortelã estimula o aparelho digestivo e tem também propriedades anestésicas. A hortelã também pode servir para emplastros anestesiantes por conta do mentol, substância presente na erva que dá a sensação de refrescância. É usada também como expectorante e sedativo.


COMPOSIÇÃO
A hortelã é rica em vitaminas C (antioxidante poderoso que ajuda a sintetizar o colágeno)e A (essa vitamina faz bem pra pele, cabelos e ossos), cálcio (cálcio atua na formação de ossos e dentes), E ferro (que faz bem para o sangue).
O sabor e o aroma marcantes dão muita personalidade aos pratos. Assim, esse lado gastronômico da erva deve ser explorado. A hortelã pode ser usada em molhos, saladas, sucos, drinks e como tempero de carnes.

FUNÇÕES TERAPÊUTICAS
- pode ser usada como infusão, para gripes ou resfriados
- o gargarejo com chá de hortelã alivia dores de garganta
- para picadas de insetos em crianças, coloque rapidamente em cima do local, folhas amassadas.
- Gases intestinais
- náuseas

HISTÓRICO E CURIOSIDADES
Segundo a mitologia grega, a esposa enciumada de um deus grego, amaldiçoou Mentha, uma de suas ninfas, transformando-a em hortelã.
Os árabes tinham esta erva como sagrada, por seu perfume marcante.
As mulheres romanas, proibidas de beber vinho, cuja pena para tal seria a morte, mascavam hortelã com mel, para disfarçar o hálito.
A hortelã era usada pelos árabes, nos banquetes, para regar as mesas e limpar o chão, a fim de estimular o apetite dos convidados.

COMO CONSERVAR
Seca – Guarde-a em vidros escuros, ao abrigo da luz, e não se esqueça de verificar o prazo de validade.
Fresca – Lave-a e guarde-a em saquinhos na geladeira, por alguns dias. Você também pode tê-la plantada em vasinhos.
Congelada – Lave bem as folhas da hortelã e pique-a, coloque-as em formas de gelo com água, leve-as a congelar, retire-as da forma e guarde-as em saquinhos fechados, próprios para alimentos.

CURIOSIDADES MÍSTICAS
Erva da amizade, do amor e da hospitalidade.
Perfumes com hortelã favorecem a compreensão, decisão, ordem, integridade e consciência ecológica.
Planeta- Vênus.

* A melhor forma de consumo é utilizar as folhas frescas. A hortelã desidratada perde muito de suas propriedades.

* Na hora da compra, escolha os ramos com folhas bem verdes e inteiras. Prefira os que estiverem secos. A água aumenta o processo de deterioração da erva. Conserve na geladeira em um saco plástico fechado. Quando as folhas ficam amareladas, já não estão boas para o consumo.

* Contra-indicação: A hortelã não é indicada para crianças. A erva costuma irritar a mucosa e pode causar até falta de ar.
(informações: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u412711.shtml e http://www.sensibilidadeesabor.com.br/hortela.html)

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione o seu tempero!