domingo, 21 de fevereiro de 2010

Molho de Tomate Mamma Mia

Depois de muito testar, enfim encontrei uma receita de molho de tomate que me agradasse.



Ingredientes:

1 quilo e meio de tomates italianos bem maduros
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho amassados (eu “passo” no espremedor de alho)
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta do reino
Manjericão a gosto

Modo de preparo:
Faça um corte em cruz nos tomates.
Coloque os tomates em água fervente (em quantidade suficiente para cobri-los). Deixe-os por 30 segundos.
Transfira-os para uma bacia com água gelada para parar o cozimento dos tomates e facilitar a saída das cascas (Pode colocar gelo se vc preferir). Retire a pele como se fossem quatro folhas (O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente).
Descasque os tomates.
Retire a parte dos pedúnculos (parte onde fica o cabinho) de todos os tomates.
Retire as sementes dos tomates com os dedos (corte-os o meio ou em 4 partes). Não enxágüe o tomate! A água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor.
Bata os tomates (já sem pele e sem sementes) no liquidificador (caso queira o molho mais “ralinho”) ou processe no mixer (para que fique com pedacinhos).Processe os tomates já sem pele e sem sementes com mixer ou no liquidificador.

COZIMENTO DO MOLHO:
Coloque as 3 colheres de sopa de azeite numa panela grande e adicione a cebola e o olho para fritarem.
Adicione os tomates.
Adicione o sal, a pimenta do reino e as folhas de manjericão.
Adicione 1 litro de água.
Adicione uma colher de sopa de açúcar (utilizado para tirar a acidez. A mesma dica serve para os molhos prontos que usamos no dia-a-dia). PS: certa vez me disseram que para tirar a acidez do molho basta fervê-lo , tirar a “espuma” que formará (dizem que é nela que está a acidez) e deixá-lo ferver novamente. Vcs sabem se isso é verdade?
Aguardar o cozimento (mais ou menos uns 40 minutos) até o ponto desejado

Dicas:
•Qto mais grosso, mais fácil do molho “grudar” na massa. Por isso, depois de muitas tentativas, cheguei a conclusão de que adicionando uma caixinha pequena de extrato de tomate o molho fica mais grosso e mais vermelhinho.
•Se não quiser adicionar o extrato, corte os tomates grosseiramente e leve para cozinhar por menos tempo.
•Caso queira um molho ainda mais vermelho, adicione um pouco de colorífico (coloral ou seja lá como se chama no seu Estado rs).
•Caso esteja fazendo o molho ao mesmo tempo em que estiver cozinhando uma massa, utilize a água do cozimento da mesma, pois essa ficará repleta de amido e facilitará a aderência do molho.
•NUNCA, NUNCA LAVE A MASSA, pois ao fazer isso retirará seu amido, dificultando que o molho “grude” nela.

PS: usei esse molho para fazer um Nhoque ao Sugo. Na verdade, eu DETESTO fazer o nhoque (até hj não encontrei uma receita que me agradasse de verdade), por isso sempre compro pronto. Aqui na minha cidade há uma marca maravilhosa, a NUTRI MASSAS. A massa vem em embalagens de 1 kg e pré-cozida. É bastante leve e saborosa.

E vc, tem alguma dica ou receita de molho de tomate? É só mandar pra gente testar!!! E lembre-se: muitas vezes a receita não dá certo na primeira, segunda ou terceira vez. Como diz meu hermano Teko “a perfeição advém da persistência” ;)

(não tirei foto do prato pois minha câmera estava sem bateria, por isso optei por uma foto do Flickr da Tianinha http://www.flickr.com/photos/tianinha/2326697088/).

Ao som do passarinho que canta feliz após a tempestade :)))

Um comentário:

  1. onde é essa cidade que vc encontrou o nhoque?
    Pq tbm nao encontro nenhuma marca boa....

    ResponderExcluir

Adicione o seu tempero!