sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Antepasto de berinjela




Um quilo de berinjela na geladeira a ponto de estragar (comprei pq estava R$ 0,35 o kg e pretendia fazer uma lasanha, massss não sai pra comprar os demias ingredientes). Solução? Antepasto de berinjela!!!
Eu nunca tinha feito e na verdade eu não sei se ficou bom pq eu não provei (sim, minha gente, qdo eu não gosto de um alimento até posso fazer, mas provar já é demais) e pq não costumo usar esse ingrediente em minhas receitas, mas confiarei na aprovação do meu amor.
Quer arriscar fazer a mesma receita?

Ingredientes:
01 quilo de berinjela
01 cebola picadinha
03 dentes de alho amassados ou em lascas
01 xícara de azeite
Castanha do caju qb
Sal qb
Orégano qb
Salsa desidratada qb
Pimenta calabresa moída (ou em “lasquinhas”)
Folhas de manjericão qb
½ xícara de vinagre
Castanha do caju qb

Modo de preparo:
Lave bem as berinjelas e seque-as. Corte-as em cubinhos e coloque para cozinhar (isso,com casca e tudo) em uma panela com água, sal e folhas de manjericão. Deixe cozinhando por uns 15 minutos (ou melhor, até ela ficar mais molinha e escura). Se tiver dificuldade em “afogar” (manter os cubinhos submersos) a berinjela, basta colocar uma tampa menor que a tampa verdadeira da panela com um peso por cima. Escorra e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e frite o alho e a cebola. Adicione a berinjela e tempere com orégano, salsa desidratada e pimenta calabresa. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e vá adicionando o vinagre aos poucos. Adicione a castanho do caju (eu escolhi aquela picadinha, de colocar em sorvete, sabe?). Depois de esfriar, guarde em geladeira e deixe curtindo, de preferência, por 2 dias ou mais.
Sirva gelado. Pra quem gosta, é ótimo com torradinhas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Qual a melhor tábua: Madeira, Plástico ou Vidro?



Atualmente há milhares de tábuas no mercado: plástico (polietileno), madeira, vidro, redondas, quadradas, retangulares e de todas as cores, mas... qual a melhor para cortar alimentos?
Após pesquisar pela internet, programas culinários e coisas do gênero, ouvir muita baboseira e ler supostas pesquisas "compradas" (segundo opinião de leitores), conclui que as tábuas de vidro temperado, além de versáteis, são MUITO higiênicas: basta usar água e detergente para limpá-las!!! Elas não acumulam detritos de alimentos, portanto não facilitam a proliferação de bactérias; não riscam com a lâmina da faca; não mancham e nem "pegam" o cheiro dos alimentos.
Acreditem: elas tb são mto resistentes: as de boa qualidade chegam a suportar quedas e pode-se "bater" bifes numa boa, sem perigo! Por serem resistentes ao calor, tb acabam servindo de apoio para pratos quentes.
A média de preço dessas tábuas é de R$ 30,00.
Agora se vc gosta da sua tábua de madeira, o melhor método é lavá-las, secá-las com um pano e depois cobrí-las com sal para absorver toda a umidade. Em seguida, passar um pouco de óleo mineral para conservar a madeira.
As tábuas de polietileno deverão ser lavadas com água e detergente.
É isso, aí! Escolha a sua e "bora" pra cozinha!!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um erro que (para mim) deu certo

Estava preparando um purê de abobrinha paulista para o jantar qdo cometi um erro: no lugar da pimenta calabresa moída, coloquei canela. Isso, gente! Canela da Índia!!! Sabe aqueles potinhos de guardar condimentos? Pois bem, ganhei um e fui colocando os temperinhos SEM COLOCAR ETIQUETA. Sabe aquele lance de “ah, agora não! Outro dia eu faço! Eu sei distinguir qual é qual pela cor”. Pois bem, só que a pimenta chili, a pimenta calabresa moída e a canela da índia SÃO DA MESMA COR!!! E a lesa aqui nem pnsou nisso hiuahiuahuha Percebendo o erro (pois a canela tem um cheiro deliciosamente característico) bem que tentei “tirar” do meu purê, mas grudou de uma forma que não deu. Aí, vcs sabem: “Quem tá na chuva é pra se molhar”! Continuei a receita qdo ouvi do meu amor “Nossaaa! Que cheiro bom”. Terminei, provei, APROVEI (sério, e num é que ficou gostoso? A mistura do salgado com uma pitadinha doce ficou muito boa) e resolvi postar a “receita do desastre” aqui rs




Purê de abobrinha paulistinha com canela

Ingredientes:

02 abobrinhas paulista (é a da foto, pois me informaram que ela tem diversos nomes)

½ cebola picadinha
02 dentes pequenos de alho amassados
½ xícara de leite
01 colher de manteiga
01 pitada de pimenta do reino
01 pitada generosa de canela em pó
Sal qb

Modo de preparo:
Descasque as abobrinhas e corte-as em pedaços médios. Leve ao fogo para cozinhar. Após estarem cozidas, amasse-as com um garfo e reserve.
Colocar a manteiga para derreter em uma panela e acrescentar o alho e a cebola para refogar nesta manteiga. Acrescentar a abobrinha amassada com o garfo. Deixe cozinhando por alguns minutos. Tempere como desejar (foi aqui que entrou a canela huahiuaha). Acrescente o leite, deixe cozinhar por mais alguns minutos e sirva em seguida.

Agora só resta descobrir com o que combina esse purê rs Carne? Peixe?

(hummmm me deu uma vontade de acrescentar o azeite com baunilha do Teko...)

Ao som de Smashing Pumpkins - Disarm (http://www.youtube.com/watch?v=I48jPTL0tA0)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Molho de Tomate Mamma Mia

Depois de muito testar, enfim encontrei uma receita de molho de tomate que me agradasse.



Ingredientes:

1 quilo e meio de tomates italianos bem maduros
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho amassados (eu “passo” no espremedor de alho)
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta do reino
Manjericão a gosto

Modo de preparo:
Faça um corte em cruz nos tomates.
Coloque os tomates em água fervente (em quantidade suficiente para cobri-los). Deixe-os por 30 segundos.
Transfira-os para uma bacia com água gelada para parar o cozimento dos tomates e facilitar a saída das cascas (Pode colocar gelo se vc preferir). Retire a pele como se fossem quatro folhas (O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente).
Descasque os tomates.
Retire a parte dos pedúnculos (parte onde fica o cabinho) de todos os tomates.
Retire as sementes dos tomates com os dedos (corte-os o meio ou em 4 partes). Não enxágüe o tomate! A água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor.
Bata os tomates (já sem pele e sem sementes) no liquidificador (caso queira o molho mais “ralinho”) ou processe no mixer (para que fique com pedacinhos).Processe os tomates já sem pele e sem sementes com mixer ou no liquidificador.

COZIMENTO DO MOLHO:
Coloque as 3 colheres de sopa de azeite numa panela grande e adicione a cebola e o olho para fritarem.
Adicione os tomates.
Adicione o sal, a pimenta do reino e as folhas de manjericão.
Adicione 1 litro de água.
Adicione uma colher de sopa de açúcar (utilizado para tirar a acidez. A mesma dica serve para os molhos prontos que usamos no dia-a-dia). PS: certa vez me disseram que para tirar a acidez do molho basta fervê-lo , tirar a “espuma” que formará (dizem que é nela que está a acidez) e deixá-lo ferver novamente. Vcs sabem se isso é verdade?
Aguardar o cozimento (mais ou menos uns 40 minutos) até o ponto desejado

Dicas:
•Qto mais grosso, mais fácil do molho “grudar” na massa. Por isso, depois de muitas tentativas, cheguei a conclusão de que adicionando uma caixinha pequena de extrato de tomate o molho fica mais grosso e mais vermelhinho.
•Se não quiser adicionar o extrato, corte os tomates grosseiramente e leve para cozinhar por menos tempo.
•Caso queira um molho ainda mais vermelho, adicione um pouco de colorífico (coloral ou seja lá como se chama no seu Estado rs).
•Caso esteja fazendo o molho ao mesmo tempo em que estiver cozinhando uma massa, utilize a água do cozimento da mesma, pois essa ficará repleta de amido e facilitará a aderência do molho.
•NUNCA, NUNCA LAVE A MASSA, pois ao fazer isso retirará seu amido, dificultando que o molho “grude” nela.

PS: usei esse molho para fazer um Nhoque ao Sugo. Na verdade, eu DETESTO fazer o nhoque (até hj não encontrei uma receita que me agradasse de verdade), por isso sempre compro pronto. Aqui na minha cidade há uma marca maravilhosa, a NUTRI MASSAS. A massa vem em embalagens de 1 kg e pré-cozida. É bastante leve e saborosa.

E vc, tem alguma dica ou receita de molho de tomate? É só mandar pra gente testar!!! E lembre-se: muitas vezes a receita não dá certo na primeira, segunda ou terceira vez. Como diz meu hermano Teko “a perfeição advém da persistência” ;)

(não tirei foto do prato pois minha câmera estava sem bateria, por isso optei por uma foto do Flickr da Tianinha http://www.flickr.com/photos/tianinha/2326697088/).

Ao som do passarinho que canta feliz após a tempestade :)))

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A refrescância da hortelã

Estava pensando em uma salada refrescante que usasse hortelã (ADORO! Comprei um pacotinho pra fazer um molhinho – receita em breve – e veio MUITA, estava com medo que estragasse) pra fazer nesse dia quente qdo lembrei que tinha trigo no armário e pensei: nada melhor que um Tabule!
Segue a receita:



TABULE (SALADA ÁRABE)

100 gr de trigo
02 limões
Ramos de hortelã a gosto
Azeite a gosto
Sal agosto
01 pepino (no caso, usei o pepino japonês)
½ cebola picadinha

Modo de preparo:
Coloque o trigo de molho em água fria por 02 horas, escorra-o e passe-o para uma saladeira (ou qualquer outro recipiente que desejar). DICA: se vc preferir, pode escorrer o trigo com as mãos. Basta ir pegando em punhadinhos e “espremendo-o” e qdo notar que não está mais escorrendo água dele, coloque-o na saladeira.
Pique a cebola bem picadinha, a hortelã bem fininha e o pepino bem pequenininho. Misture-os ao trigo, tempere com sal, suco dos limões e azeite.
Deixe em local fresco para que possa pegar o sabor. Decore com hortelã.

OBS: pode colocar tomate picadinho tb – aliás, quase td mundo coloca. Eu que não sou mto fã pois, como faço uma quantidade grande para poder comer em outra refeição, acaba ficando "aguado" demais. Se gostar, pode colocar cheiro verde e pimenta do reino.

Uma pitada de conhecimento:
NOME CIENTÍFICO
Mentha sativa

PROPRIEDADES
A hortelã estimula o aparelho digestivo e tem também propriedades anestésicas. A hortelã também pode servir para emplastros anestesiantes por conta do mentol, substância presente na erva que dá a sensação de refrescância. É usada também como expectorante e sedativo.


COMPOSIÇÃO
A hortelã é rica em vitaminas C (antioxidante poderoso que ajuda a sintetizar o colágeno)e A (essa vitamina faz bem pra pele, cabelos e ossos), cálcio (cálcio atua na formação de ossos e dentes), E ferro (que faz bem para o sangue).
O sabor e o aroma marcantes dão muita personalidade aos pratos. Assim, esse lado gastronômico da erva deve ser explorado. A hortelã pode ser usada em molhos, saladas, sucos, drinks e como tempero de carnes.

FUNÇÕES TERAPÊUTICAS
- pode ser usada como infusão, para gripes ou resfriados
- o gargarejo com chá de hortelã alivia dores de garganta
- para picadas de insetos em crianças, coloque rapidamente em cima do local, folhas amassadas.
- Gases intestinais
- náuseas

HISTÓRICO E CURIOSIDADES
Segundo a mitologia grega, a esposa enciumada de um deus grego, amaldiçoou Mentha, uma de suas ninfas, transformando-a em hortelã.
Os árabes tinham esta erva como sagrada, por seu perfume marcante.
As mulheres romanas, proibidas de beber vinho, cuja pena para tal seria a morte, mascavam hortelã com mel, para disfarçar o hálito.
A hortelã era usada pelos árabes, nos banquetes, para regar as mesas e limpar o chão, a fim de estimular o apetite dos convidados.

COMO CONSERVAR
Seca – Guarde-a em vidros escuros, ao abrigo da luz, e não se esqueça de verificar o prazo de validade.
Fresca – Lave-a e guarde-a em saquinhos na geladeira, por alguns dias. Você também pode tê-la plantada em vasinhos.
Congelada – Lave bem as folhas da hortelã e pique-a, coloque-as em formas de gelo com água, leve-as a congelar, retire-as da forma e guarde-as em saquinhos fechados, próprios para alimentos.

CURIOSIDADES MÍSTICAS
Erva da amizade, do amor e da hospitalidade.
Perfumes com hortelã favorecem a compreensão, decisão, ordem, integridade e consciência ecológica.
Planeta- Vênus.

* A melhor forma de consumo é utilizar as folhas frescas. A hortelã desidratada perde muito de suas propriedades.

* Na hora da compra, escolha os ramos com folhas bem verdes e inteiras. Prefira os que estiverem secos. A água aumenta o processo de deterioração da erva. Conserve na geladeira em um saco plástico fechado. Quando as folhas ficam amareladas, já não estão boas para o consumo.

* Contra-indicação: A hortelã não é indicada para crianças. A erva costuma irritar a mucosa e pode causar até falta de ar.
(informações: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u412711.shtml e http://www.sensibilidadeesabor.com.br/hortela.html)

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meu cantinho predileto

Bom dia!!!

Hj é o último dia da Promoção no blog da Loh (http://lollaprendiz.blogspot.com) e, "aproveitando o embalo", resolvi apresentar pra vcs o meu cantinho predileto da casa: a minha cozinha!



Ela é velhinha, está precisando de reformas e ainda não tem muito a minha cara, mas ainda assim AMO de paixão.



Com o tempo eu vou colocando as coisas em ordem: comprarei itens coloridos (de preferência verde, cor que eu adoro e acredito que deixa o ambiente feliz), adesivo pra geladeira (tô apaixonada num pinguim (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFTGHeQx8dS0dOecKSfOIE81fEi7nlIvaRghPNZejD_NE-lYClXMzz1mOi1H-CKc9VuTHuqP-9QPJN4MbMGqyrixc8fBX3I-00C2wUYWgGpECGGZ6ILjulPzo_G_H92ticLL78zUOZpno/s1600-h/Adesivogeladeirapinguin.JPG), azulejos onde precisa (tivemos um vazamento aqui e por isso estamos com a parede toda quebrada :/ ), reforma nos armários (problemas com vazamentos tb), me livrarei do freezer e mandarei fazer armários onde ele fica... além de comprar pratos, xícaras, copos e outras coisinhas (pq aqui quase td tem mais de 15 anos rs). Enfim, vcs irão - se Deus quiser - acompanhar tudo isso!

Espero preparar mtas comidinhas deliciosas nela e compartilhar todas com vcs! E espero que MUITO EM BREVE eu possa dividir esse cantinho com meu hermano *-*

Beeeijosss pra tds!

PS: não estou conseguindo adicionar links :(

Pato Fu - Canção para Você Viver Mais

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Primeira Postagem (the other side)

Salut, tout le monde!!

Me senti muito honrado quando recebi o convite pra colaborar com o Bistrô Hermanos.
Há muito tempo eu e a Vanzita estávamos com este projeto na gaveta.
Nossas mentes sempre foram cheias de idéias (boas e ruins) e já estavam prestes a explodir caso não colocássemos tudo isso num espaçao, mesmo que fosse virtual.
Eis o Bistrô Hermanos! A nossa casa, com a nossa cara e pronta pra receber nossos amigos.
Entrem, conheçam e vamos nos divertir, com boa música, a bebida de sua preferência e, claro, muita comida...

Um grande abraço à todos...

Teko...

__________________________________________________________________

♫ - Julia - Horrorpops

Primeira postagem

Olá, pessoal! Depois de mto pensar e finalmente decidir, cá estou para iniciar esse blog. Como disse a descrição acima, aqui será um espaço onde eu e meu querido amigo-irmão Teko falaremos sobre as coisas boas (e ruins) da vida, trocaremos receitas (eu, como aprendiz e ele, como chef), daremos dicas de organização do lar (e quem sabe das finanças), ouviremos mta música, beberemos boas bebidas e aprenderemos MUITO junto com vcs!

A primeira postagem ilustrarei com um item que comprei para a minha cozinha e que, além de prático, achei bem divertido:



Desde que mamãe faleceu e eu optei (tanto por questões emocionais qto por questões financeiras) em ficar na casa em que morava com ela, venho tentando adaptar as coisas do meu jeito, deixar a casa um pouco "alegre" pra tentar não pensar só nas coisas tristes que aconteceram. E como a cozinha é meu cantinho PREDILETO da casa, comecei por ela. Encontrei esse puxa-saco na Imaginarium
e que estava de olho há um tempão. Achei o máximo e o mozinho aprovou. Oque acharam?

Assim que pintar outras coisas legais, posto aqui pra vcs :)

Até mais :*